CEOC

RUA Marcelino Champagnat N° 185 | Mercês | Curitiba

A saúde bucal pós pandemia

A pandemia do COVID-19 trouxe inúmeros desafios à saúde pública em todo o mundo. Além dos efeitos diretos na saúde respiratória, essa crise de saúde também teve impactos significativos em outras áreas, incluindo a saúde bucal.

Com as mudanças no estilo de vida e nos cuidados de saúde durante a pandemia, muitas pessoas podem ter experimentado efeitos na saúde bucal que merecem atenção.

– Redução das visitas ao dentista:

Durante a pandemia, muitas pessoas evitaram ou adiaram suas visitas regulares ao dentista devido ao medo de exposição ao vírus. As medidas de distanciamento social, restrições de acesso a serviços de saúde e o fechamento temporário de consultórios odontológicos em algumas áreas também contribuíram para a diminuição das visitas ao dentista. Essa redução nas consultas pode ter efeitos fatais na saúde bucal a longo prazo, uma vez que as visitas regulares ao dentista são essenciais para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de problemas bucais, como cáries, doenças gengivais e outros problemas dentários.

– Mudanças nos hábitos de higiene bucal:

Outro efeito colateral da pandemia, foi que muitas pessoas tiveram suas rotinas diárias e hábitos de higiene pessoal muito alterados. O estresse, a ansiedade e a sobrecarga de trabalho podem ter levado a mudanças nos cuidados com a saúde bucal, como uma escovação menos frequente ou uso inadequado do fio dental. Além disso, o uso prolongado de máscaras pode ter causado grande ressecamento da boca, o que aumenta o risco de problemas bucais, como cáries e doenças gengivais.

– Alterações na alimentação:

Com as medidas de isolamento social e o aumento do trabalho em casa, muitas pessoas tiveram mudanças em sua alimentação durante a pandemia. O consumo frequente de alimentos altamente processados, ricos em açúcar e carboidratos, pode aumentar o risco de cáries e outros problemas dentários. Além disso, o aumento do consumo de alimentos e bebidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes, também pode ter efeitos negativos na saúde bucal, causando erosão do esmalte dentário.

– Aumento do estresse:

O estresse tem sido uma preocupação crescente durante a pandemia. O estresse crônico pode ter efeitos adversos na saúde bucal, uma vez que pode levar a mudanças nos hábitos alimentares, higiene bucal deficiente, bruxismo (ranger dos dentes) e outras condições que podem prejudicar muito a saúde dos dentes e gengivas.

– Consequências a longo prazo:

Os efeitos na saúde bucal após a pandemia do COVID-19 podem ser sentidos a longo prazo. A redução das visitas ao dentista, mudanças nos hábitos de higiene bucal, alimentação inadequada e aumento do estresse devem ser observados, portanto é importante retomar os cuidados adequados com a saúde bucal e buscar medidas preventivas para minimizar os efeitos a longo prazo.

Consultar regularmente o dentista, fazer o Check-Up Preventivo Digital é uma das melhores maneiras para garantir uma saúde bucal adequada, mesmo após a pandemia do COVID-19.

Gostou? Compartilhe com quem precisa!